Um conselho que acompanha o imaginário comum: “imagine todo mundo nu”. É muito comum ver em listas de truques poder falar em público e não morrer tentando, mas funciona? Por que não usamos essa capacidade criativa para comunicar com verdadeira eficácia?
Tedioso para uns, fácil para outros, falar em público não é ler em voz alta, nem falar mais alto que os outros, nem falar fora de ordem. É saber transmitir, é ter uma mensagem clara e transmiti-la da forma mais eficaz possível: é causar impacto.
Tornar-se um bom orador lhe dará habilidades de persuasão, habilidade de expressão, pensamento crítico, aumento de confiança e autoestima.
6 dicas para aprender a falar em público
O segredo é poder falar em público sem que a voz trema , sem medo do palco ou sem expressão no meio do discurso. Esta situação é mais comum do que pensamos, mas também é facilmente superável, bastando seguir algumas orientações para poder se apresentar como um profissional .
Além disso, tenha em mente que se tornar um bom orador lhe dará habilidades de persuasão, habilidade de expressão, pensamento crítico, aumento de confiança e autoestima, entre outras.
1. Boa organização
O primeiro truque a ter em mente ao aprender a falar em público é preparar a apresentação. Devemos conhecer a fundo o tema que vamos falar e como estruturar nosso discurso para planejar o tempo que dedicaremos a cada tema. Quanto mais organizado você for, menos nervoso ficará .
Orientado ou não por material audiovisual, uma ajuda muito prática é fazer um esboço em um pequeno cartão com os principais temas de sua apresentação , assim você manterá a ordem e chegará ao seu objetivo final.
Se possível, reveja previamente o áudio e o vídeo do local onde vai apresentar, pois quanto mais você tiver controle da situação, mais tranquilo se sentirá na sua apresentação.
2. Impacto desde o início
“Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão”, disse Oscar Wilde. Uma ótima síntese que nos aproxima da importância de conquistar o público logo nos primeiros segundos do seu discurso.
Você deve usar estratégias para se conectar com o público desde o início, fisgá-lo e fazê-lo querer continuar ouvindo você. Alguns exemplos são utilizar citações famosas sobre o tema a ser discutido ou recorrer ao humor para quebrar o gelo e chamar a atenção necessária para criar vínculos com o público, criar aproximação com ele. Desta forma, você terá criado um ambiente descontraído desde o início, para se apropriar da situação e ficar mais calmo.
3. Expresse-se de forma simples
Vários aspectos se juntam nisso. Primeiro, deve ficar claro que você deve ser capaz de resumir o que pretende comunicar com algumas declarações , em poucas palavras. Se não puder, será necessário revisar sua apresentação para torná-la mais clara. Prepare-se como se fosse um discurso de elevador .
E segundo, use um estilo claro e simples , de fácil compreensão para os ouvintes. Muitos detalhes técnicos ou palavras específicas que requerem explicação contínua podem distrair o público da nossa mensagem.
4. Não leia muito
É altamente recomendável, como explicamos anteriormente, guiar-se por um pequeno esquema organizacional, mas este deve ser usado como um sistema de apoio e não como a única base da sua apresentação. Pois bem, ao ler a comunicação não é direta , você não está criando aproximação com o público, não está atraindo a atenção dele porque também não está mantendo contato visual com os ouvintes.
5. Contato visual com os participantes
Grande parte do sucesso de saber falar em público reside neste conselho, pois ao falar em público precisamos criar uma conexão com o nosso público e um ambiente de confiança para transmitir com sucesso a nossa mensagem.
Se você mantiver o olhar nas anotações, em uma projeção ou no chão, o público sentirá que você não tem certeza, gerando falta de confiança, interesse ou atenção por parte dele.
Ao falar em público, precisamos criar uma conexão com o nosso público e um ambiente de confiança para transmitir a nossa mensagem com sucesso.
As pessoas prestam mais atenção quando participam de uma conversa em que estão envolvidas e por isso você deve distribuir o olhar entre os participantes, escolhendo rostos amigáveis : um casal à direita, um casal à esquerda e um casal ao centro . Vá para um, depois para outro e mude. Desta forma poderá atingir o seu público, conhecerá as suas reações criando feedback, mantendo assim o seu interesse e receberá estímulos positivos dos mais atentos.
6. Faça uma pergunta
Podemos terminar com um resumo das ideias apresentadas fazendo uma pergunta ao público, pois é uma técnica de encerramento, mas também de abertura , altamente recomendada quando pretendemos influenciar os discursos.
Deve ser uma pergunta clara, com boa pronúncia, mantendo contato visual e para que todos os participantes se sintam abordados de alguma forma. Mas o mais importante é que gere um desafio, uma curiosidade , porque todos começarão a pensar na resposta.
Mas e os efeitos de falar em público?
Sim, esses nervos fazem sua voz tremer, suas mãos tremerem… Aja como se eles não existissem, eles passarão à medida que você ganhar confiança conquistando o público . Pense que você não está nervoso, aceite que está preparado. Para poder falar em público, antes de tudo você deve visualizar o seu sucesso .
Para falar em público, você deve visualizar seu sucesso
A técnica de visualização consiste em imaginar situações que se deseja vivenciar e projetar no futuro, trata-se de pensar em imagens com clareza, ver-se vivenciando essas situações e sensações.
Então visualize o seu sucesso, imagine que sua apresentação vai dar certo. Você liberará a ansiedade e alcançará maior autoconfiança ao dizer adeus ao medo do palco.
Leave a Reply
O seu e-mail está seguro connosco.