A MUANOC é a Agência Nacional dos Oradores e Conferencistas e apresenta-se como parte da Mundi-Reforma, uma empresa de capital 100% angolano.
Porquê existimos?
O mercado da comunicação conta com centenas de profissionais oradores, conferencistas e MC, iniciantes e experimentados e com um histórico, em parte, preocupante, na medida em que a falta de profissionalismo e responsabilidade por parte de muitos actores do mercado tem defraudado a expectativa das pessoas que procuram por soluções para os seus problemas e limitações profissionais, académicos e não só. É por isso frequente ouvir pessoas que se recusam a participar de um workshop, conferência, formação com o receio de investirem e não terem o retorno esperado.
Por outra, não existe em Angola uma organização onde pessoas colectivas, singulares, que queiram organizar uma conferência, formação, possam se dirigir para solicitar os serviços de um Orador, formador, MC e terem uma assistência e orientação sobre o perfil do orador adequado para o seu evento; ou seja, não há um órgão que agencie os oradores ou homens de comunicação.
Regista-se também a ausência de uma organização onde de forma colectiva, as pessoas possam desenvolver-se em Oratória, Retórica, Comunicação e Língua Portuguesa fora das academias e possivelmente associações.
O nosso mercado recente ainda a ausência de uma instituição que trabalhe a performance comunicativa dos políticos, idealização dos discursos, preparação pessoal para a exposição do da sua comunicação.
Nesta conformidade, foi criada a MUANOC como parte da solução que o mercado necessita.
Nossa Missão
Congregar a nível do território nacional e internacional oradores e conferencistas, juniores e seniores, e servir-se de espaço para o crescimento profissional individual e colectivo, atendendo as áreas de actuação de cada membro, sendo a Oratória, Retórica, Língua Portuguesa, Comunicação os pilares centrais e o rosto da Agência;
Nossa Visão
Ser o maior palco nacional e internacional de consultoria e assessoria no que a fala em público, contratação de Oradores, Conferencistas e MC dizem respeito;
Nossos Valores
Pontualidade, Disciplina, excelência, confiabilidade e rigor.
Nossos Objectivos
Criar uma comunidade de Oradores, Conferencistas e MC, proporcionando espaço e oportunidade para o crescimento profissional, pessoal dos agenciados, mediante as sessões formativas em matéria de Oratória, Retórica, Língua Portuguesa e Comunicação, bem como nas áreas de formação de cada membro;
Ser um mercado de consultoria, assistência às organizações, instituições que procurem por oradores experimentados para os seus eventos, conferência, congressos, formação direcionada e não só.
Reunir oradores de diferentes áreas de formação, proporcionando-lhes mercados, mediante as solicitações das empresas, instituições e não só;
Criar o conselho de Oradores e Conferencistas com as valências para prestarem assistências às entidades políticas, religiosas, empresariais, entre outras, que queiram comunicar para o seu público de forma impactante e memorável, elaborando-lhes os respectivos discursos, bem como o treinamento que se afigurar necessário para a exposição do mesmo;
Criar espaço, canal de debate, análise das principais intervenções públicas de entidades políticas, religiosas e socialmente expostas, partindo do princípio das características das boas práticas de oratória, retórica e comunicação.
Transformar-se num espaço de saber único;
PORQUE DEVO SER MEMBRO DA AGÊNCIA!?
Ao tornar-se membro da agência, passa fazer parte de uma carteira de oradores a nível nacional e internacional, gozando dos seguintes benefícios:
DIREITOS DO MEMBRO
Aos membros da MUANOC é-lhes assistidos os seguintes direitos:
1º Formações periódicas e gratuitas de Oratória, Retórica, Comunicação e Língua Portuguesa, Palestrantes, Conferencistas, MC;
2º Beneficiar-se de 40, 50 ou 60% de desconto para as formações específicas ou aquelas que forem ministradas fora do âmbito da Agência;
3º Plano de exposição periódica em público para praticar a fala- Espaço “Discursos&Leituras”;
4º Ser promovido para o Conselho de Oradores e Conferencistas;
5º Um passe de membro agenciado com a duração correspondente ao mesmo tempo ou aproximado à data da promoção ou mudança de categoria dos membros; uma T´sherts;
6º Uma carteira de Orador Palestrante/Conferencista e/ou MC com o prazo de renovação igual ao do cartão de membro
7º Ser informado sobre as acções da Agência;
8º Ser recomendado para palestras e conferências;
9º Receber os programas de actividades e acções formativas da Agência;
10º Retiros do saber-turísticos;
DEVERES DO MEMBRO AGENCIADO
1º Participar das formações e actividades programadas pela Agência e com maior realce ao Espaço “Discursos&Leituras”;
2º São condições inegociáveis a participação do membro Agenciado nas formações de Oratória e Retórica, Comunicação e Língua Portuguesa;
3º Pagar as suas quotas a tempo;
4º Prestar as suas contribuições pecuniárias, materiais, morais para o engrandecimento, crescimento e desenvolvimento da Agência sempre que se afigurar necessário por iniciativa própria ou por iniciativa da Agência;
5º Actualizar a Agência sempre que se justificar a actualização do seu currículo.
6º Pagar a contribuição referente à aquisição da carteira profissional de Orador, Conferencista e/ou MC.
COMO FAZER PARTE DA MUANOC
1º Ter a formação prática de Oratória e Retórica feita na Academia Mundi-Reforma ou ser um orador cujas valências sejam reconhecidas pelo avalista da Muanoc;
2º Preencher a ficha de inscrição disponibilizada pela direcção da Muanoc com o valor adicional de 10 mil kz mais 5 mil kz correspondente ao pagamento do primeiro mês da quota
3º Pagar uma jóia de 35. 000,00;
4º Constituir a pasta de processo com a cópia do B.I, 3 fotografia tipo passe, cópia do certificado de habilitação literária, Currículo Vite, sendo que de tempo em tempo os membros agenciados deverão actualizar os seus processos.
Observação: podem ser admitidos membros que não tenham formação prática de Oratória e Retórica desde que na ocasião da sua inscrição, pague a formação. O Candidato pode inscrever-se na agência desde o momento que tenha feito a sua inscrição para a formação prática de Oratória e Retórica.
O CONSELHO DE ORADORES E CONFERENCISTAS
É um órgão superior da Agência e grau a que podem chegar os membros agenciados, e de auxílio ao corpo de Gestão da Mundi-Reforma. É uma marca que goza de 90% de autonomia financeira e administrativa. Para garantir o seu melhor funcionamento, o Conselho De Oradores e Conferencista deverá ser o órgão reitor da Agência, que deverá ser representado por Secretário-Geral, que prestará conta aos membros Agenciados e ao CEO da Mundi-Reforma.
A proposta dos membros ao cargo de secretário-geral da Agência é proposto pelo presidente depois de auscultar a vontade dos agenciados, que deverão numa assembleia de membros agenciados votar o candidato com quem melhor se identificarem. A lista não deverá ter menos de 3 candidatos, e os demais membros da lista saída do escrutínio deverão preencher os outros cargos importantes do Conselho de Oradores e Conferencistas, dentro de um mandato de 5 anos.
Dentro do Conselho existem duas categorias ou classes:
A Categoria A e B
A Classe ou categoria A é o órgão máximo e anónimo do Conselho.
A Classe B é o órgão superior do Conselho que a ele cabe a tarefa de treinar entidades e outras actividades de impacto maior.
Cabe a esta classe o funcionamento da Agência, conceber um canal de comunicação- onde deverão ser discutidos, debatidos os principais discursos que marcaram a história do mundo, as implicações nos nossos dias, vida e obra dos principais oradores da história do mundo.
Os membros deverão ser continuamente avaliados e conforme o crescimento, deverão atingir as diferentes categorias :
AR– Refere-se a todo membro que tenha e/ou não frequentado a formação de Oratória e Retórica na Academia Mundi-Reforma ou numa outra Academia que tenha convénio com a Agência. Os membros desta categoria, não assumem responsabilidades alguma, senão a de membros no gozo dos seus plenos direitos e deveres. Eles sopram para o andamento da Agência, entretanto, como ar, podem simplesmente bater e deixarem de bater. É a categoria inicial na Agência. Porém, existirão excepções, por questão estratégica, em que membros há que assumirão cargos ainda estando ou não nesta categoria.
Sol- São universais e como astros que brilham, doam a sua luz para clarear a Agência. São todos os membros que tenham frequentado a formação de Oratória e Retórica na Academia Mundi-Reforma ou em uma congénere, devidamente aprovados.
Lua– Os membros desta categoria valem-se pela importância da sua natureza. São membros com a capacidade de emprestarem soluções em fase escura da agência. Metodicamente seleccionados, da categoria Sol para a Lua.
Painite – Esta categoria representa o membro fiel que terá passado pelos diferentes níveis da Agência.
A história literal da Painite– foi considerada a jóia preciosa mais rara do planeta pelo Guinness Book of Records de 2005. É uma pedra que apresenta diferentes tonalidades, dependendo do ângulo de observação, variando do rosa ao castanho. Esta filosofia da variância nas cores expressa justamente as etapas conquistadas pelo membro agenciado.
Diamante azul– nesta categoria, o membro ultrapassou várias vicissitudes e continua as vencer por conta da sua estabilidade, é imbatível e apresenta-se como grande orador, Conferencista e MC da Agência. São membros oradores devidamente identificados com a carteira de Oradores, Palestrante Conferencistas, e MC e moderador de mesa redonda. É da categoria rara.
Filosofia por trás da categoria:
Os diamantes coloridos são os mais procurados. Não só por serem muito raros, mas também por seu brilho espectacular e uma dureza incomparável. Os diamantes coloridos são as pedras preciosas mais caras do mundo. Actualmente é um diamante azul que tem o recorde de preço por quilate.
Musgravita
Historial:
A Musgravita é uma das últimas descobertas na área dos recursos minerais. Até hoje, pode-se contar nos dedos da mão a quantidade de Musgravitas que foram lapidadas para a formação de uma jóia. Essa raridade explica o preço extremamente alto dessa pedra preciosa. Custa aproximadamente 35.000 dólares por quilate.
Os membros desta categoria, valem-se pelo seu nível de inteligência e sabedoria. São na agência as mentes raras e por isso integram o Conselho de Oradores e Conferencistas.